quinta-feira, 8 de março de 2012

O vazio do 8 de março


O Oito De Março surge em homenagem a mulheres que lutaram por melhores condições de vida e trabalho, assim como o direito ao voto.  Esta data remete a manifestações  de mulheres russas que marcou o inicio da Revolução de 1917.  Após 60 anos a ONU adotou a data para lembrar as conquistas sociais, politicas e econômicas da mulher.


A data com tanto fundamento, tornou-se apenas mais um evento festivo comercial. Deixando de lado o sangue derramado por tantas mulheres nas lutas por seus direitos, o 8 de março é hoje preenchido com rosas e chocolates. Futilidades estas, que em nada nos lembra a dor de mães e filhas que se sacrificaram pelo direito que, hoje, todas gozam. 







"E os espinhos são pra 
quem pensa em enganar a flor
A beleza rédia prosa da dor" Nação Zumbi

Contudo, ainda existem movimentos que devolvem a esta data o seu real valor. Movimentos, como o slutwalk (Marcha das Vadias), preenche o vazio criado no 8 de março, com o sangue derramado por tantas feministas ao longo da História. Assim como também preenche todas as demais datas, com lutas contra o machismo que ainda impregnam os olhos da sociedade.



Marcha das vadias em Copacabana.



Portanto, O dia Internacional da Mulher, não deve ser uma data, apenas, para presentes e mimos. Esta data não é homenagem aos direitos "dados" às mulheres, mas sim, aos direitos conquistados através de muita luta e sangue derramado, que jamais devem ser esquecidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário